Projeto Carbioma

Agricultura sustentável no Cerrado e na transição Cerrado-Amazônia

A mudança do clima causada pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera é uma realidade que pode afetar a natureza e repercutir sobre o agronegócio e a pequena produção familiar, especialmente, em grandes regiões produtoras, como é o caso do bioma Cerrado e da zona de transição Cerrado-Amazônia. Por sua vez, a própria atividade agrícola e pecuária é vista em diversas situações como uma das principais fontes emissoras de GEE, devido ao desmatamento e ao modo de exploração dos recursos naturais, contribuindo também para o aquecimento global.

Mais

 

Equipe do Projeto

Empresas como Agropel Sementes, Bunge, Dow AgroSciences, Rações Tertúlia, Sementes FTR, Sementes Jotabasso e Seriema, UNIPASTO e Vergalhão.

Fazenda Certeza,Fazenda Dona Isabina, Fazenda Gamada, Fazenda Gaucha, Fazenda Três Passos, Fazenda Santa Brígida, Fazenda Boa Vereda, Centro Tecnológico Comigo, Cledson Alves Evangelista, Zaire Maggione Adão.

Universidade Federal de Goiás, Universidade de Rio Verde, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Federal de Pará, Universidade Federal de Piauí,Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade de Guelph (Canadá), Universidade de Göttingen Georg August (Alemanha)

Embrapa Agrosilvipastoril, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Meio Norte, Embrapa Rondônia e Embrapa Solos

Mais

 

Abrangência do Projeto

O projeto Carbioma é composto por duas partes principais. Os estudos propostos relacionadas ao componente das ciências naturais visam investigar o desempenho ambiental dos diferentes sistemas de produção em nível de parcela ou de unidades demonstrativas. Na seção das ciências humanas, prevê-se utilizar este conhecimento das medidas biofísicas, obtido em um contexto mais específico e isolado, e extrapolá-lo para uma escala ampla de paisagem e região que é o foco das intervenções de políticas públicas.

Mais